sexta-feira, 12 de junho de 2009

Decepção


Porque nos decepcionamos com uma pessoa, com um acontecimento, com uma situação, com a vida?
A decepção é um sentimento tão frustante, talvez seja das sensações que mais me entristece, me deita abaixo, me impede de continuar, me bloqeia.
Será que crio expectativas altas demais? Ou será que as expectativas eram normais, próprias e adequadas, mas a decepção teimosamente me bateu à porta?
Será um problema de ansiedade, de queria tanto se realizasse, que tanto aconteça?
Será que sou exigente demais, peço muito dos outros, coisas que nem eu mesmo sei fazer?
Será que uns são mais atreitos a decepções que outros?
Será que uns, nem percebem a decepção não lhe dando a importância que outros lhe dão?
Será que as decepções só acontecem aos emotivos? Aos frágeis? Aos corajosos? Aos exagerados? Aos idiotas?
E acordar depois de uma decepção?
Acordar para a vida, acordar para o dia, pôr os pés fora da cama, levantar o corpo, calçar qualquer coisa para começar a pisar o chão, a terra, olharmo-nos no espelho, olhar uns olhos decepcionados,….
E depois, muitas vezes voltar ao mesmo sítio, ao mesmo local, ver a mesma pessoa, ter de falar com essa pessoa, voltar e reencontar o mesmo ambiente, o mesmo cenário…..
Reagir…. Como se faz para Re Agir? Reagir é voltar a agir! Para voltar a agir, é preciso ter vontade de agir. E o mundo que nos rodeia, exigente, que não tolera a insatisfação, não tolera tristezas, que como uma criança mimada, quer-nos lindos, contentes, sorrizinhos, arranjados, elegantes, perfeitos, e todos nos pedem, “Vá reage, faz qualquer coisa, tens de melhorar! Lá estás tu com o teu péssimismo!…”. E para culminar, lá dizem a frase: “Não percebo, porque ficas assim, não é caso para isso!”. E nós, envolvidos num manto negro de tristeza, de amargos na boca, de nós no estomâgo, de dedos das mãos frios, de joelhos ligeiramente a quebrar, ficamos perplexos a olhar para aquela gente que nos diz “Que não é nada!”. Não é nada???! Mas não percebem, que para nós É TUDO! Que houve uma derrocada de terras, por cima da nossa boca, que houve uma inundação de líquidos salgados, que nos deixou molhados de suores frios, que o nosso coração saltou, mexeu-se, como se de um sismo se tratasse e nos deixou com taquicárdia, que houve um corte a meio dos nossos pulmões, e os pôs a trabalhar em limites mínimos, que sentimos o sangue a parar nas veias e que fomos invadidos por um vento frio e quente, que levantou todas as areias no ar que nos sufocam e nos cegam? Pois, não vêem isto? Faltam as lágrimas? Ah, as lágrimas, as piegas lágrimas, que comovem os outros….. Mas olhem, os decepcionados não choram por fora, choram por dentro! Choram, choram, choram, até ficar secos, como um solo africano, seco, ressequido, morto….
Deixe-me enterrar uma decepção, como se de um corpo morto se tratasse, deixe-me enviuvar, chorar aquilo que nunca acontecerá, que nunca irei possuir, deixe-me cair no chão (não me levante, por favor!), de pernas e braços abertos deixe-me gritar, gritar muito, deixe-me enlouquecer, perder o juízo, falar sozinho, deixe-me sair para a rua de robe e chinelos como um velho senil, deixe-me só, desgrenhada e sem comer, deixe-me fugir (não vão à minha procura, por favor!) e mesmo que eu quiser, não nos deixe adoecer. Porque quando essa nuvem negra passar, ressurgirei feliz e forte. Rindo de tudo que aconteceu comigo.

3 comentários:

Vanessa Maciel disse...

Karlinha,

TODA MULHER É UMA FENIX!

Nunca esqueça...

Vanessa Maciel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Maciel disse...

Lembrei de você por 2 motivos:
1- É do "poetinha"
2- Não precisa explicar...

"O sofrimento é o intervalo entre duas felicidades."
Vinicius de Moraes