segunda-feira, 8 de junho de 2009

O que é Relações Públicas?


Comunicação Social: Direito de todos a informação. E, dentro das atividades comunicacionais, o profissional de Relações Públicas é considerado um gestor de comunicação. Temos a facilidade de transitar por todos os meios. Somos habilitados para lidar com adversidades dentro das instituições e gerar estratégias de minimizar seus efeitos.

O Relações Públicas não é um fazedor de "festinhas"! Ele organiza eventos, sim. Mas, com uma visão macro, pois um evento é também um instrumento de comunicação. No evento nos mostramos para os nossos públicos, e manter uma boa imagem é o principal objetivo da nossa profissão.

Sabemos fazer quase tudo que um jornalista faz, mas não atuamos nos órgãos de imprensa, e sim em isntituições públicas e privadas. Fazemos as notícias chegarem fresquinhas a imprensa e aos clientes internos.

O objetivo principal do RP, é o equilíbrio entre identidade e a imagem de uma organização, focando na imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.

A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada" (Fonte: Site Wikipédia)

Esses esclarecimentos, partem do princípio que como a atividade é muito abrangente, surgem muitas dúvidas sobre suas atribuições. Muitos profissionais se desviam para outras atividades. E, como tem habilidades comunicacionais, partem para atividades comerciais, atendimento, entre outras. Na realidade, auxiliam no processo profissional em qualquer outra área. Afinal, é uma profissão "meio", ela abre espaço dentro das instituções, independente da área. Mas, ela tem sim especifidades da área comunicional que não pode ser confundida.


Nenhum comentário: