terça-feira, 9 de junho de 2009

"Se eu quiser falar com Deus, tenho que ficar a sós..."


A Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças. (Site Wikipédia)

Resolvi postar hoje sobre esse assunto, porque convivemos no nosso dia-a-dia com pessoas de religiões diversas. Cada religião com suas particularidades, dogmas, músicas e formas de pensamento. Mas, um único Deus.

Apesar de ser católica, batizada e sempre ter estudado em colégios católicos, sempre tive curiosidade durante o meu caminho, de visitar outros ambientes religiosos, como também ler e pesquisar sobre esse tema. Tenho amigos espíritas, umbandistas, do Vale do amanhecer, evengélicos da Batista, Presbiteriana, Anglicana e Assembléia. Escuto todos falarem das suas "casas" e apesar da forma de pregar ser diversa, todos buscam o mesmo objetivo, Deus.

Acredito que a fé no ser maior, na energia que nos move, é a forma de manifestação mais bonita do ser humano. "A fé move montanhas", como também cura o coração e a alma.

Como não acreditar na existência de Deus? Ele está no grão de areia, no sorriso do bebê, no instinto dos animais, no cheiro das flores, no beijo de mãe, no amor entre um homem e uma mulher, nos momentos de sofrimento em que precisamos aprender algo, na companhia dos amigos. Está sim nas religiões, mas muito mais dentro de nós. O mal existe, e ele só chega porque nos mostramos vulneráveis a ele.

Independente de religiosidade, as pessoas se encontram nas igrejas para se confraternizar, cantar, louvar. Mas, fazer o bem é sim, o principal. Não adianta andar com a bíblia debaixo do braço e não praticar, ela vai ficar "fedendo de CC", e não vai fazer diferença. Se é para andar com a bíblia, é para ler e praticar. Se não for assim, deixe ela em casa.

Não tenho preconceito algum com nenhuma religião, cada um se encaixa na que tem mais a ver com seu jeito, seus costumes. Deus não quer que julgemos uns aos outros. Sejam de religiões afro ou evangélicos, eles são pessoas com características distintas e precisam ser respeitadas.

Nenhum comentário: