segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Leite derramado - Chico Buarque


Nesse dia de sol, quase sem nuvens lá fora, estou fungando em casa com mais um resfriado, aliás, isso é comum quando se trata de mim. Então, como não posso desfrutar de um bronze a beira-mar devido a essa mazela que me atormenta nesse feriado, começei a ler ontem o livro de Chico Buarque Leite Derramado, comprado tem uns 3 meses e estava na fila para ser lido, e o li com tanta sede que ainda hoje pela manhã tive o prazer de concluí-lo. Digo prazer, porque assim como Benjamim e Budapeste, livros dele que também li, Chico tem uma linguagem que deixa você grudado nele até chegar a última página em êxtase.

Leite derramado é um livro que conta a história de um ansião de 100 anos que descreve toda sua tragetória de vida, desde sua infância, até a decadência de sua família "Assumpção" com "p" mudo, com fatos histórios e detalhes de uma vida, claro, com a memória falha de uma idoso. É uma história envolvente, por vezes até confusa, assim como é alguém que tem tantas histórias para contar, e com tantas pessoas que passaram em sua vida.

Vindo de Chico Buarque, esse livro não tem como não ser um boa obra, tudo que ele faz, inclusive suas músicas são de extrema delicadeza e um olhar profundo sobre a realidade. Como sua fã, fica até feio para mim fazer tantos elogios, parece até que mesmo se o livro não fosse bom, eu elogiaria da mesma forma. Mas nem pensem isso, o livro é um espetáculo, digno de platéias enormes aos aplausos, como são os shows do seu autor.

Nenhum comentário: