quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Livre para pensar


Ontem foi um dia positivo. Ou melhor, "auspicioso". Fui a noite para uma palestra com o Lama Padma Samten, no Memorial de Medicina com a temática de educação nas perspectivas budistas. Um tom pacífico sobre educar e se educar.

Ando lendo e aprendendo sobre os preceitos budistas e me identicando bastante. Apesar de ainda me considerar muito leiga no assunto, pois as práticas milenares trazem muitas minúcias e uma elevação espiritual ainda distante de mim, da minha atual realidade, ando tendo a sensação de encontro. Algo que me atrai bastante é a prática da meditação, um momento com você mesmo, a calma que precisa existir em nós para enfrentarmos o turbilhão que é a vida moderna, um silenciar da mente onde existia antes um "tagarelar mental".

Venho tentando meditar todos os dias, pelo menos 5min, até porque ainda não é fácil silenciar a mente por muito tempo. Os pensamentos vêm em disparada, se misturam...Até eu adaptar minha mente a ser mais comedita. A ser menos "faladeira". Mesmo sendo algo recente, sinto um discreta diferença. O tempo entre o pensar e agir, de forma impulsiva, está sendo levemente mais longo.

Algo que também venho me identificando são as palavras sobre o desapego. Não só o desapego material, que é difícil de se livrar por completo nesse mundo cosmopolita, mas também o dos sentimentos e a nossa existência quanto seres humanos. Não que nós não possamos amar, mas sim amar de uma forma livre, sem sentimentos de angústia e posse. Ver a vida de uma forma mais leve, onde tudo é mutável e temos que ter tranquilidade para entender que as coisas vão e vem, na sua complexa e maravilhosa pluralidade.

Um comentário:

..Lú Freitas.. disse...

conseguir praticar o desapego, deve ser a formula mágica da felicidade...daria tudo pra conseguir :/