quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Criar


Será que a capacitadade de criar é um dom nato? Não!

Uma pessoa cria quando concebe em sua mente algo que nunca viu, ouviu ou sentiu antes. Essa definição que citei agora, ignora o fato de a criação ser útil ou não para algum propósito ou para resolver algum problema. É um dom desenvolvido com a prática, com o tempo. Claro que alguns são mais pré-dispostos a ser mais criativos. Mesmo assim, tudo nessa vida pode ser desenvolvido, até a capacidade criativa.

Na minha leiga análise, vejo que a criatividade pura é um ato mental, que consiste em última análise da capacidade de combinar sons e imagens de forma subjetivamente nova, independentemente de qualquer conexão lógica com o mundo exterior, com as nossas experiências. Ela desloca os aspectos novidade e originalidade, beleza, utilidade, veracidade, viabilidade e implementação para um segundo momento. Criar é um ato pessoal e subjetivo, e não têm necessariamente que servir para alguma coisa, como solucionar um problema, dar retorno financeiro, serem maravilhosas e belas, nada disso.

Eu sempre adorei criar, desde criancinha. O debruçar sobre os papéis e passar horas desenhando, era minha rotina. Sempre gostei do original, mesmo não sendo algo completamente novo para outros, sendo para mim, já fazia a diferença. As letras, nem se fala. Brincar de ser jornalista, fazer jornalzinho e imitar a repórter da TV, era uma diversão. Adoro escrever até hoje, acho que deu para perceber (risos). Me interesso bastante por moda, a forma com que as pessoas se comunicam através da roupa, e isso também reflete no meu visual.

Conclui cá pensando com meus botões, que uma vez que todos nós humanos, temos a capacidade de processar imagens e sons de formas variadas na mente, todos nós temos a capacidade da criatividade pura. Todos nós somos criativos por definição, por construção. Um exemplo de criatividade muito desenvolvida na nossa cultura é a lingua, todos praticamos desde criancinhas a combinação de palavras, usando regras, para atingir objetivos do tipo comunicar idéias e influenciar pessoas para conseguir o que queremos. E isso as criancinhas fazem bem.Não me dispus a pesquisar sobre isso, mas a palavra criança parece derivado de criar, deve sim fazer parte do contexto, pois essa característica é uma coisa infantil. Precisamos ser sempre infantis para ver a vida de forma mais criativa.
Sendo potencialmente criativos, talvez as únicas coisas que nos impeçam de criar mais sejam não acreditar nessa possibilidade ou simplesmente não ter um motivo para fazer isso. Ou desejo. Eu aconselho a todos a CRIAR, algo gostoso e único.

Não sou publicitária, mas como comunicadora também me interesso bastante por essa área, onde a criatividade é a alma de todo trabalho. "A publicidade é uma das formas mais interessantes e difíceis da literatura moderna" de Aldous Huxley, essa frase sobre publicidade que tem tudo a ver com o contexto do que acabei de escrever sobre criativade. No mundo cosmopolita, criar é quase como respirar.

Nenhum comentário: