quarta-feira, 13 de maio de 2009

40º à sombra



Nos últimos tempos estamos ouvindo falar bastante sobre o aquecimento global. Mas, apesar de ter uma breve noção sobre o tema, me peguei fazendo vários questionamentos. Assim, como não sou a única a ter dúvidas, resolvi pesquisar para me interar mais sobre esse tema tão "polêmico" e também descobrir meios de contribiuir com a causa ambiental.

O aquecimento global, como o próprio nome já diz, é o aumento da temperatura média do ar perto da superfície da terra e dos oceanos, a mudança climática em escala global. É perceptível que o calor está cada vez mais forte, e ouvimos com frequência falar sobre tragédias relacionadas com os fenômenos da natureza, tais como enchentes, furacões, avanço do mar, entre outros. Essa variação climática tanto é causada pela própra natureza, como por nós, os homens.No nosso estado é claro o avanço do mar, os prédios da orla de Candeias são um exemplo claro do quanto o mar está mais próximo e como é grande o seu poder de destruição.
Minha dúvida é, como posso contribuir direta ou indiretamente para o controle do aquecimento global? Pesquisando descobri algumas formas de agir de maneira ecológicamente correta. São elas:

* Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
* Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
* Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
* Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica,
solar, nuclear e maremotriz. * Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
* Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou
bicicleta.
* Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
* Recuperação do gás metano nos
aterros sanitários.
* Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
* Não praticar
desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
* Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
* Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
É fácil! Vou fazer a minha parte, façam vocês também!

Nenhum comentário: