terça-feira, 28 de abril de 2009

Moda: um veículo de comunicação.

Todos os dias ao sair de casa, nos deparamos com o nosso guarda-roupa. Por trás dessa atitude tão comum ao cotidiano de todas as pessoas, a escolha de determinadas peças tem, além de características funcionais, a intenção de expressar o que esse indivíduo é ou como ele deseja ser percebido pelos outros. A maneira como cobre seu corpo é uma forma de mostrar seus gostos, sua classe social, seu tipo de trabalho, enfim, quem ele é. Uma tentativa de agradar o grupo ao qual pertence ou deseja se inserir.
Nós temos nossa forma particular de nos comportar e de interagir com a sociedade, buscando inconscientemente nos comunicar. Dentro dessa necessidade está a moda. "Com a moda começa o poder social dos signos ínfimos, o espantoso dispositivo de distinção social conferido ao porte das novidades sutis" (Gilles Lipovetzsky). A moda é a forma que cada um se mostra individualmente para a sociedade. O vestir, usar certas indumentárias e adquirir novos hábitos, são a forma que usamos de nos ajustar a realidade. Assim, estamos também reproduzindo estímulos que nos rodeiam, estamos nos comunicando fazendo uso da moda. É o prazer de ver e ser visto, favorecendo assim a observação.
A forma que nos vestimos diz muito sobre nossa personalidade. É a forma que nos mostramos para os outros, a nossa identidade visual.

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