segunda-feira, 27 de abril de 2009

Beleza é fundamental?


Que me perdoe o "poetinha" Vinícius de Moraes, mas ele foi infeliz quando escreveu essa frase anos atrás. O próprio Vinícius não tinha nada de bonito, mas mesmo assim seus encantos fizeram com que fosse um grande conquistador e se casasse 9 vezes.

Beleza é uma questão subjetiva, o que é belo para um, é feio para outro. Cada um de nós temos nossas características pessoais, que nos faz ser particularmente especiais. Assim, os padrões de beleza são injustos e preconceituosos.

Hoje em dia temos os exemplos das "mulheres fruta", bonitas, "gostosonas", com suas roupinhas minúsculas, mas quando abrem a boca, corram! É uma "metralhada" de bobagens sem fim. Sem hipocrisia, todos nós julgamos pela aparência. Quando olhamos alguém pela primeira vez, imediatamente criamos uma opinião, positiva ou negativa. É indiscutível que beleza abre portas pessoais e profissionais. Mas, se a pessoa for vazia, essas portas fecham imeditamente.

Desde a semana passada só se fala de Susan Bayle, mulher "feia" americana que participou de um programa musical e encantou o mundo com sua bela voz. Sim, mas o que tem de mais alguém ser feio? Não entendo a repercussão desse assunto. A grande maioria da população mundial foge a regra quando se trata de padrões de beleza, e temos milhões de talentos espalhados por toda parte, que nada tem a ver com atributos físicos.

Ter uma bela "casca" não é o mais importante, é preciso ter cuidados com seu corpo, saúde, higiene pessoal, estar adequadamente vestida e ter uma boa dosagem de charme. E, alguém é ainda mais bonito quando além de cuidar do exterior, sabe se comportar bem nos lugares, fala corretamente e tem conteúdo.

Uma pessoa é bonita mesmo quando se ama e valoriza seus pontos fortes. Ponto final!

Nenhum comentário: