quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O frevo nosso de cada carnaval

O frevo é dança e música que nasceu e se desenvolveu em Pernambuco. Nunca se conseguiu que brotasse em outra terra, ao menos com a autenticidade do que se faz no nosso estado. É lindo ver os passistas voando com suas sombrinhas. Eu tinha curiosidade em saber de onde surgiu o nosso tão querido frevo e me pus a pesquisar. Os passos do frevo, dizem os historiadores, é de origem urbana e nasceu dos passos de capoeira no século XIX, conforme afirma o antropólogo Carlos Eugênio Líbano, no no Recife tinham as bandas marciais de sua predileção, e os negros as seguiam exibindo suas habilidades, não raro entrando em confronto com outras maltas para defender seu estardarte quando coincidia de as bandas cruzarem-se pelas ruas da cidade, até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas.
A palavra é: FREVO! - A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, dando origem a palavra frevo, que passou a designar: "Efervecência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas como pelo Carnaval", de acordo com o Vocabulário Pernambucano de Pereira da Costa. Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife, que mantinha a melhor secção carnavalesca da época, na edição de 12 de fevereiro de 1908, faz a primeira referência a palavra frevo.
Quem é de fato bom pernambucano, se arrepia ao escutar o som do "vassourinhas", e começa a pular com passos acrobáticos e quem não sabe dançar o frevo, dança de forma descompassada e segue a troça pelas ruas. Diz o refrão de uma antiga música que "quem não gosta de samba bom sujeito não é", e eu digo que quem não gosta de frevo, bom pernambucano não é. O frevo é uma das manisfestações culturais mais ricas e lindas do nosso estado, lindo demais...de emocionar.
"Deixa o frevo rolar, eu só quero saber se você vai ficar, ai meu bem sem você não há carnaval, vamos cair no passo e a vida gozar..."

Pesquisa: Fundaj/ Wikipédia/ JC

2 comentários:

disse...

É um rítmo bastante intenso, 2/4, é "pauleira"
Não é à toa que a spok frevo orquestra tá fazendo um sucesso danado em festivais de jazz internacional

Karla disse...

"Eu quero frevooooooo..."